👨‍💻 Como eu fui contratado?

Começando pelo início, em setembro de 2021, depois de um período estudando pra conseguir a primeira oportunidade, eu fui contratado como desenvolvedor front-end júnior por uma software house localizada em São Paulo, com uma vaga totalmente remota e com um horário muito flexível (contratação PJ). ⁠Nas conversas iniciais, negociamos a flexibilização do turno, pois eu teria um horário muito restrito pra atuar já que eu estava fazendo um curso em período integral, ou seja 08:00 às 16:00, de segunda a sexta. Logo, meu dia de trabalho começava as 16:00 e iria até as 22:00, cumprindo 6 horas diárias.

🚀 Início de fato

⁠Decorrente do meu horário nada convencional, quando eu iniciava o meu dia, a maioria dos meus colegas estavam finalizando, ou seja, se eu precisasse de alguma ajuda ou de algum esclarecimento, eu não poderia esperar o fim do dia e nem ficar travado esperando alguem socorrer, com isso eu trabalhei duas habilidades que julgo cruciais pra qualquer um:

1. Ser direto: Na minha situação, eu já tinha pouco tempo pra esclarecer dúvidas (em geral não-técnicas) e pouco tempo de atuação durante o dia também, então todas as dúvidas que eu ia me deparando, eu anotava em um notepad e caso realmente eu não entendesse, no início do outro dia, eu pedia ajuda à alguém referente ao assunto. ⁠

⁠⁠⁠Sem aquela chatice de conversa: ⁠
⁠- "oi, tudo bem?"
⁠- "opa, tudo sim!"
⁠- "pode me ajudar em uma coisa?"
⁠- "posso sim, oq ta pegando?"
⁠- "ah, não entendi tal coisa"
⁠⁠⁠
⁠pra poupar o tempo de todo mundo, é muito melhor e mais produtivo assim: 
⁠- "ô fulano, você pode me ajudar em x coisa? não entendi muito bem como fazer y, se você pudesse repassar ou me explicar de outra forma, eu ficaria muito agradecido!" ⁠


2. Ser independente: Como meu horário de trabalho era fora do padrão, eu tive que aprender a me virar sozinho em alguns pontos, em geral pra evitar ficar parado e tentar ser o mais produtivo possível. Com isso, mesmo com algumas dúvidas, eu buscava solucionar por conta própria. ⁠

Depois do primeiro desafio, e muito sofrimento, você começa a entender como algumas coisas funcionam, mas mesmo assim existe um mundo inteiro ⁠a ser desbravado depois do primeiro projeto, principalmente que cada projeto é projeto, cada um com suas singularidades e próprio ritmo, principalmente em softwares houses, onde cada projeto pode ou não ser reflexo do cliente contratante.

Ou seja, existem projetos que vão ser extremamentes organizados, com prazos justos, scrum sendo seguido fielmente, com plannings, reviews, dailys, etc. PORÉM, existem projetos que vão seguir a famosa metodologia XGH, ou seja, vai ser à moda caralho, isso tudo inconscientemente até por quê se pensou não é XGH. E TÁ TUDO BEM, NÃO VIVEMOS UM SONHO PERFEITO EM QUE TUDO DEVE SER SÓ ALEGRIA E DIVERSÃO, eu vivia reclamando do scrum até cair em um projeto sem...

Decorrente de se frustar, ficar puto, quebrar os moveis, tacar fogo nos parentes e etc, você acaba descobrindo oq te agrada (ou não), e isso cria carater e repertório para elogiar/criticar certas atitudes ou métodos, isso tudo com razão pois você já viveu algo semelhante. MAS É IMPORTANTE, você não se sentir desconfortável em relação à isso, na realidade pode até se sentir, mas evite demonstrar isso de forma muito expressiva, seja político e escolha bem suas palavras quando for expressar algum sentimento de incomodo/ingratidão. E o contrário também é válido, não fique muito confortável ou acomodado, se coloque em situações de risco pra sempre estar se desafiando, ainda mais no início da carreira, em que teoricamente não há nada perder, só a ganhar. MAAAAS, nao tente dar um passo maior que a perna ou fazer o impossível, se não vc vai ser só frustrar consigo mesmo e entrar em uma bola de neve de tristeza depressão ódio e angúsia,


Meio
- diferentes tipos e ritmos de projetos (isso em software houses)
-o caminho que você quer tomar
- descobrir oq te agrada/incomoda
- NÃO FIQUE MUITO CONFORTÁVEL
- e não tente dar um passo maior que a perna
- ⁠prazos surreais as vezes vão aparecer e vc tem aprender a se frustar por atrasar algo, ninguem é culpado nisso
- qualidade de código: ⁠diferente do ambito dos estudos, onde você geralmente tenta fazer tudo da melhor forma possível, o mais bem escrito, seguindo padrões da puta que pariu e etc, no mercado de trabalho, ainda mais no primeiro ano, haverão situações que você não terá escolhas e terá que escrever um código CAGADO⁠

FIM⁠

⁠- O CÓDIGO É A PARTE MAIS FÁCIL
- o mais dificil é alinhar expectativas, tanto consigo mesmo e com outras pessoas
- aprender a dar/receber feedbacks
- humildade
- tenha em mente que você não sabe nada e pode aprender de diversas formas